Especialistas: Conheça Pia Sundhage treinadora da Seleção Brasileira Feminina de Futebol.

 Especialistas: Conheça Pia Sundhage treinadora da Seleção Brasileira Feminina de Futebol.

Foto: A2M/CBF

Nesta terceira e penúltima edição especial do nosso Quadro Especialistas, falaremos de Pia Mariane Sundhage, primeira treinadora estrangeira no comando da Seleção Brasileira Feminina de Futebol!

Pia, que é natural de Ulricehamn, cidade sueca com pouco mais de 10.500 pessoas, nasceu em 13 de fevereiro de 1960 e já vestiu a camisa da Seleção Sueca, tanto como jogadora quanto como Treinadora, além de já ter comandado a Seleção do EUA em campanha vitoriosas.

Atualmente com 61 anos, a treinadora acumula títulos e marcas históricas na sua carreira ao comando das equipes em que passou. Dentre os seus títulos e marcas mais importantes estão: medalhas de Ouro com a Seleção Feminina de Futebol dos EUA em 2008 e 2012 e a Bola de Ouro da FIFA de Treinadora do ano em 2012 também.

Como jogadora teve passagem por 6 equipes, sendo quase em sua totalidade equipes suecas de futebol, com exceção da Lazio, equipe italiana onde atuou em 1985. No ano de 1992, Pia começou a fazer sua transição dentro das 4 linhas, atuando como jogadora-treinadora (de 1992 até 1994) pela equipe do Hammarby Fotboll da Suécia, quando encerrou sua carreira como jogadora e deu seguimento a carreira de treinadora de futebol.

Foto: Maja Suslin

Pia foi anunciada em 2019 para o comando da Seleção Brasileira Feminina, já tendo disputado campeonatos internacionais com a camisa canarinha como o Torneio Internacional da China em 2019 e o Torneio Internacional da França em 2020, conquistando 2º e 3º colocados, respectivamente

Ao total, Pia vestiu a camisa de 7 clubes como Treinadora sendo 4 deles como assistente, além de comandar 4 seleções, contando com a Seleção Brasileira, tendo a passagem dela pela Seleção Chinesa também como assistente.

Nesta quarta (21), a Seleção Brasileira faz sua estreia nas Olímpiadas, diante da China, às 5h, com transmissão pelos canais TV Globo, SPORTV e BANDSPORTS e pelo serviço de streaming Globoplay.

Mais futebol feminino

Aqui no Turbilhão Feminino você não perde nada! Acesse nossas redes: InstagramTwitter e Canal do Youtube, que conta com o programa “TFF em Campo”, e fique por dentro de todos os detalhes de tudo que rola no Futebol Feminino Brasileiro.

Edição: Fernanda Barros / Fidel Costa – @turbilhaofeminino

Fernanda Barros