Conheça a lenda Sissi, atleta que fez história com a Seleção Brasileira nos anos 90

 Conheça a lenda Sissi, atleta que fez história com a Seleção Brasileira nos anos 90

Foto: Getty Images

O quadro Sócia Atleta inicia hoje uma série de edições especiais! Nas próximas terças de junho traremos matérias para relembrar atletas que fizeram história na Seleção Brasileira, como forma de reverenciar e homenagear o mês que marca as Olimpíadas.

Nesta 1ª Edição, a atleta que iniciará essa sequência será a Sisleide de Amor Lima, a Sissi, considerada por muitos como a melhor jogadora brasileira dos anos 90 e por outros como a melhor de todos os tempos.

Sissi construiu sua carreira dentro das 4 linhas com sucesso, tendo sua primeira convocação pela Seleção Brasileira quando defendia a equipe do Bahia no futebol de salão aos 21 anos, sendo também a caçula do grupo que foi para a China participar de um torneio experimental da FIFA em 1988.
Em Atlanta (1996) marcou presença na primeira Olimpíada do futebol feminino, oportunidade em que a seleção ficou na 4ª colocação.

Foto: Tony Marshall/EMPICS/Getty Images

Sissi foi medalha de bronze na Copa do Mundo de 1999; vestindo a camisa 10 da amarelinha, foi artilheira naquela oportunidade, marcando 7 gols. Foi eleita a melhor jogadora do mundial.
Nessa época, Sissi atuava pelo São Paulo e uma curiosidade é que quando a equipe masculina ia mal, a própria torcida gritava “Muricy põe a Sissi”.

Atualmente, Sissi está aposentada dos campos, mas continua atuando com Futebol Feminino de forma incansável como Diretora técnica do Walnut Creek, técnica do Califórnia Storm e Assistente Técnica da Solano Community College, esse último da liga universitária.

Sissi marcou história na seleção, nos campos e é uma referência absoluta de quebra de paradigmas, ascensão do futebol feminino e inspiração para tantas mulheres que escolheram o esporte como profissão.

Edição: Fidel Costa / Natália Trapp – @turbilhaofeminino

Fernanda Barros