Sereias vencem clássico e impedem recorde do Timão. Real Brasília também triunfa na rodada.

 Sereias vencem clássico e impedem recorde do Timão. Real Brasília também triunfa na rodada.

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC.

Intensidade e efetividade. Essas são as palavras que definem a vitória Santista no clássico paulista contra as Corinthianas, na Vila Belmiro, em duelo válido pela 5ª rodada do Brasileirão Feminino A1, disputado neste domingo (02/05).

O Santos venceu o Corinthians por 2 a 1, com gols da Ketlen e Brena; Adriana de pênalti descontou para as visitantes. O resultado marcou o fim da invencibilidade de 21 jogos do Corinthians, que poderia ter alcançado seu próprio recorde na competição, caso não tivesse sofrido o revés.

Confira o resumo da partida:

1º tempo

Logo no início da partida, as corinthianas chegaram com perigo. Aos 05 minutos, em um lance de velocidade, Crivelari avançou pelo meio e tocou para Gabi Portilho, que cruzou na área para Vic Albuquerque finalizar de primeira, mas a atacante não conseguiu pegar bem na bola e o chute cobriu a meta santista.

As Sereias responderam aos 08 minutos. Após roubada de bola da Erikinha, a meia fez o lançamento em profundidade para Ketlen, que carregou até a linha de fundo e cruzou rasteiro com força. A goleira Kemelli saiu bem, antecipando a finalização da Amanda, e logo após a defesa afastou o perigo.

Aos 13 minutos, em outra boa jogada pelo meio, Rita Bove fez um belo passe entre a defesa para Maria Dias, que entrou cara a cara com a Kemelli e finalizou no canto rasteiro, mas a arqueira corinthiana fez uma grande defesa, colocando a bola pela linha de fundo. O Corinthians retornou ao ataque aos 23 minutos. Pelo lado direito, Gabi Portilho fez o cruzamento na área para Crivelari, que antecipou a zaga santista e cabeceou no canto, mas a bola passou distante da meta.

A jogada mais plástica da partida ocorreu aos 35 minutos. Após roubada de bola no meio campo, Ketlen percebeu a goleira Kemelli adiantada e chutou de longe. A arqueira do timão conseguiu se recuperar e fez uma grande defesa, evitando o golaço santista. Na sequência, em jogada de escanteio, Ketlen dividiu a bola no alto com a Kemelli e conseguiu acertar o travessão, mas a juíza anulou a jogada com marcação de falta de ataque.

Aos 38 minutos, Maria Dias avançou pelo lado direito até a grande área e chutou forte para boa defesa da goleira corinthiana. E mais uma vez no escanteio, Ketlen consegue subir mais que a defesa e cabeceia no canto para abrir o marcador. Santos 1×0 Corinthians.

As Corinthianas responderam aos 45 minutos. Em cobrança de falta frontal, Andressinha cobra com categoria e a bola passa muito perto da trave esquerda da goleira Michelle. Mas até o final da primeira etapa, as Sereias da vila permaneceram na frente do placar.

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC.

2º Tempo

E as Sereias da Vila retornaram para a segunda etapa com o mesmo ímpeto de marcação e saída rápida. O placar foi ampliado logo aos 08 minutos. Após lançamento longo da defesa, Amanda brigou pela bola contra a Érika, e após conseguir o domínio, ajeitou para Brena que veio de trás finalizando com força no canto e sem chances de defesa para goleira Kemeli. Santos 2×0 Corinthians.

As Corinthians responderam aos 14 minutos. Após cobrança de falta na área, Rita Bove segurou a Gabi Zanotti dentro da área e a árbitra assinalou pênalti. Adriana foi para cobrança e deslocou a goleira santista para diminiur o placar. Santos 2×1 Corinthians.

As Corinthianas tentaram levar perigo nas bolas paradas, mas esbarravam na defesa santista. Apesar de ter a posse de bola, não conseguiam infiltrar ou passar a frente da linha de defesa. Já as Sereias usavam o contra-ataque como principal arma ofensiva na partida, sempre com velocidade através da Maria Dias e Ketlen.

Aos 42 minutos, em novo contra ataque após recuperação no meio campo, Cristiane recebeu o passe e avançou pelo lado esquerdo até a entrada da área. A atacante santista chutou forte e obrigou a goleira Kemelli espalmar para fora da área. Mas o placar se manteve até o fim, com as Santistas conquistando mais uma vitória na competição.

Próximos Jogos:

Pela 6ª rodada, o Corinthians encara outro clássico paulista, desta vez contra o Palmeiras, no dia 09 de maio. Já o Santos viaja para Gravataí (RS), para enfrentar a equipe do Grêmio, no dia 10 de maio.

Ficha técnica:

Santos (2): Michelle, Bruninha, Fê Palermo, Camila, Bia Menezes(Karen), Brena(Júlia), Rita Bove, Erikinha, Maria Dias, Ketlen e Amanda (Cristiane).

Técnico: Christiane Lessa.

Corinthians (1) : Kemelli, Katiuscia, Poliana(Érika), Pardal, Tamires, Andressinha(Gabi Zanotti), Ingryd, Grazi(Diany), Victoria Albuquerque(Gabi Nunes), Giovanna Crivelari e Gabi Portilho(Adriana).

Técnico: Arthur Elias

Estádio: Vila Belmiro – Santos (SP)

Gols: Santos – Ketlen (39’1T), Brena (8’2T). Corinthians – Adriana (15’2T)
Cartões Amarelos: Santos – Bia Menezes, Ketlen, Maria Dias. Corinthians – Adriana.
Cartões Vermelhos:
Arbitragem: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP), auxiliado por Leandra Aires Cossette (SP) e Patricia Carla de Oliveira (SP).


No encerramento da 5ª rodada deste domingo, outro duelo foi disputado pelo Brasileirão Feminino. O Real Brasília venceu a equipe do São José por 1 a 0, com o gol marcado pela Sassá. Foi a segunda vitória consecutiva da equipe brasiliense, que se aproxima cada vez mais da parte de cima da tabela, somando agora 10 pontos ganhos. Já o São José perde a 3ª partida na competição, e se mantém com 6 pontos ganhos.

Foto: Renato Antunes / Agência Maxx Sports

Próximos Jogos:

Pela 6ª rodada, o São José viaja para o Rio de Janeiro, para enfrentar a equipe do Flamengo, no dia 09 de maio. Já o Real Brasília, no dia seguinte, recebe o Bahia no estádio Defelê em Brasília.

Edição: Acácio Miranda – @turbilhaofeminino

Acácio Miranda