Palmeiras: confira o balanço na volta à elite do futebol brasileiro na temporada 2020

 Palmeiras: confira o balanço na volta à elite do futebol brasileiro na temporada 2020

Foto: Tetê Viviani

Com um elenco formado por jogadoras experientes e jovens de grande talento, as palestrinas avançaram à semifinal nas duas principais competições do calendário: Campeonato Brasileiro Série A1 e o Campeonato Paulista.

O Diretor-Executivo da modalidade, Alberto Simão, fez um balanço que levou em conta o fato do clube ter reativado o time feminino em 2019:

“Apesar do pouco tempo de trabalho, já conseguimos mostrar a cara do Palmeiras. Ficamos felizes com o que conseguimos, mas, por outro lado, sabemos o que nos faltou para subir o último degrau”, afirma. “Por toda a sua grandeza, o Palmeiras precisa estar sempre brigando na parte de cima da tabela, almejando títulos. Vamos trabalhar ainda mais em 2021 para continuarmos crescendo.”

Se no Brasileirão a equipe palestrina venceu clássicos contra São Paulo e Santos (2×1), eliminou nas quartas de final a campeã de 2019, Ferroviária, chegando a semifinal, no Paulistão o Palmeiras teve vitórias importantes como o clássico contra o São Paulo (3×0) e no mata-mata o São José, tricampeão da Libertadores feminina (2011, 2013 e 2014).

Atletas na Seleção

 Durante a temporada 2020, Pia Sundhage convocou cinco atletas do clube para a equipe principal: a goleira Vivi, a lateral-direita Isabella, as meio-campistas Ary e Camilinha e a atacante Bia Zaneratto.

Camilinha, Ary e Isabella foram convocadas para um período de treinos com a Seleção em setembro (Foto: Divulgação/CBF)

Maior Artilheira

Com 12 gols, a atacante Carla Nunes terminou o Brasileiro como principal goleadora da competição. Além disso, a camisa 10 da equipe paulista alcançou outros dois feitos: fez o primeiro gol do feminino no Allianz Parque (24 de setembro – contra o Santos) e se tornou a maior artilheira da história do clube, com 34 bolas na rede – são oito de vantagem em relação a Nildinha, que marcou 26 gols em duas passagens pelo Verdão (1999 e 2011/2012).

Partida entre Palmeiras e Santos, válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, no Allianz Parque, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

Seleção do Paulistão

As atletas Ary, Thaís e Vivi foram destaques na Seleção do Paulistão Feminino. Elas foram eleitas como melhor meio-campista, zagueira e goleira, respectivamente, na premiação organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Os votos foram feitos pelos técnicos e capitãs das 16 equipes participantes.

Thaís conquistou pela primeira vez o prêmio da FPF (Foto: Arquivo pessoal)

Apoio e patrocínio

A PUMA, multinacional alemã, que desenvolve o material esportivo do Palmeiras desde 2019, fechou acordo com as jogadoras que ainda não tinham patrocínio particular. Além de utilizarem chuteiras e acessórios da PUMA em jogos e treinos, as jogadoras participaram de ações em conjunto com a marca, como a doação de livros e materiais para as atletas do Taboão da Serra.

Palmeiras doa chuteiras e camisas para jogadoras do Taboão da Serra — Foto: Divulgação/Palmeiras

Fonte: Site Palmeiras

Edição: Caio Henrique / Fernanda Barros / Fidel Costa – @turbilhaofeminino

Fernanda Barros