Leoas da Serra: campeãs da Libertadores e de empoderamento

 Leoas da Serra: campeãs da Libertadores e de empoderamento

Foto: Divulgação/ Leoas da Serra

A segunda série da “Edição Especial: Leoas da Serra” recordará um dos momentos mais incríveis de toda trajetória de sucesso da  equipe catarinense. Após conquistar a Copa do Brasil 2017, o time lageano classificou-se para a Libertadores do ano seguinte e fez história em terras estrangeiras.

Em território nacional, a equipe de Santa Catarina começou a caminha que culminaria na conquista internacional vencendo o Iranduba (AM). Diante de um ginásio lotado, as Leoas da Serra não tomaram conhecimento da equipe manauara aplicando uma goleada de 6×0 e, assim, sagram-se campeãs do Brasil logo na primeira edição da competição.

Foto: Divulgação/ Leoas da Serra

Sediada no Paraguai, a 5ª edição da Conmebol Libertadores Futsal Feminino foi a primeira conquista do time fora do Brasil. A equipe que vem se tornando um celeiro de craques cedendo, constantemente, jogadoras para a Seleção Brasileira, dentre elas a atleta Amandinha, considerada a melhor do mundo na modalidade, enfrentou as donas da casa na final. Apesar da suposta pressão, a equipe brasileira venceu a equipe  do Sport Colonial (4×0) e fez a festa em Assunção. Abrindo 3×0 logo no primeiro tempo, mostrando a força do elenco que administrou bem a partida ampliando o placar na etapa final, as meninas catarinenses trouxeram o título de 2018 para casa de forma arrebatadora.

As duas conquistas mencionadas são frutos do grande sucesso no trabalho executado com enorme seriedade mediante aos recursos financeiros provenientes de patrocinadores, parcerias e leis de incentivo ao esporte. Ademais, a agremiação chama muita atenção por algo que vai além das quadras, tais como: a linha de posicionamento assertiva atrelada a igualdade de gênero e valorização da mulher no âmbito esportivo. Talvez, o empoderamento feminino seja o verdadeiro gol de placa, isto é, a grande vitória no projeto triunfante das Leoas da Serra.

Edição: André Chagas – @turbilhaofeminino

André Chagas

https://twitter.com/andreelchagas

Carioca, profissional de marketing, jornalismo esportivo e locutor. Gerente de Conteúdo no TFF, idealizador do projeto Raça & Futebol, professor de geografia e um grande entusiasta do esporte.