Conheça as Leoas da Serra, ícone no futsal feminino

 Conheça as Leoas da Serra, ícone no futsal feminino

Foto: Fom Conradi/ Leoas da Serra

Nossa nona semana da edição especial será um pouco diferente. Dessa vez, nosso foco é o futsal e o projeto voltado para a modalidade das Leoas da Serra. Num cenário onde o futebol de campo, ainda necessitando de melhorias, cresce vertiginosamente, bem como o fut7, vê-se o futsal feminino com menos destaque, tornando difícil desenvolver um planejamento no esporte. Entretanto, na contramão de toda essa conjuntura desfavorável, diretamente de Lages, cidade localizada na Serra Catarinense, vamos trazer nessa edição um pouco do trabalho extremamente vencedor desenvolvido pela equipe local.

Um dos lemas do time é o “futsal com amor”, e “jogando como meninas” a equipe catarinense, que possui bagagem internacional é campeã da Copa do Brasil 2017, Libertadores 2018 e detentora do título intercontinental de 2019. Fundado em 2013 e fruto da fusão entre Mecânica Brasil Futsal Feminino e Marka Sports Futsal Feminino, as Leoas da Serra que ganharam grande notoriedade no mundo do futsal em curto espaço de tempo, foram incorporadas ao Inter de Lages, instituição esportiva tradicional no futebol de campo do Estado de Santa Catarina.

Foto: Fom Conradi/ Leoas da Serra

Com diversas conquistas locais e possuindo categorias de base além do adulto, o time representante da cidade lageana foi ganhando notoriedade à medida que os triunfos foram tornando-se corriqueiros, aliados aos trabalhos sociais junto à comunidade com escolhinhas de futsal, enfatizando o viés formador da agremiação esportiva.  Além das conquistas locais e internacionais – tema que iremos mencionar posteriormente – dois momentos marcantes são lembrados com orgulho pela torcida das Leoas: vitória do time lageano sobre a Seleção Brasileira sub-20 (2×0) na reinauguração do Ginásio Ivo Silveira (grande praça esportiva de Lages) e empate por 2×2 em novo encontro entre as equipes.

Dispondo de bom aporte financeiro e apoio da prefeitura, da UNIPLAC e do Colégio Santa Rosa de Lima que oferecem bolsas de estudo para as atletas, e demais empresas locais; as Leoas da Serra, que também desfrutam de grande cobertura midiática na região, são referência em planejamento e gestão no futsal feminino. Não à toa, o projeto cumpre um papel de grande case de sucesso nessa modalidade esportiva que, em uma escala geral, ainda carece da atenção de grande parte do público e investidores. Estas são as Leoas da Serra que junto aos seus gestores, comissão técnica, jogadoras e torcida dão exemplo de amor, respeito e dedicação ao esporte.

Edição: André Chagas – @turbilhaofeminino

André Chagas

https://twitter.com/andreelchagas

Carioca, profissional de marketing, jornalismo esportivo e locutor. Gerente de Conteúdo no TFF, idealizador do projeto Raça & Futebol, professor de geografia e um grande entusiasta do esporte.