A importância da Análise de Desempenho no Futebol Feminino

 A importância da Análise de Desempenho no Futebol Feminino

Foto: Divulgação/ Portal Ricardo Pombo Sales

Diante de um cenário de permanente evolução tecnológica onde uma nova realidade acaba sendo naturalmente inserida nas atividades cotidianas, surgem recursos que possibilitam melhorias na alta performance a partir da informatização e da análise de dados estatísticos no esporte. Desponta uma nova área de atuação para os profissionais do futebol: a análise de desempenho, atividade extremamente difundida no exterior e muito utilizada no Brasil dentro da modalidade masculina, tanto na base quanto nas equipes profissionais dos principais clubes.

Embora  já ocorra a utilização desse artifício também no futebol feminino, dada as limitações que ainda permeiam a realidade da maioria das equipes, a utilização do novo instrumento ainda é pouco executada. Se considerarmos o momento de franco desenvolvimento do esporte e suas necessidades importantes para que isso ocorra de fato, entenderemos que na modalidade feminina, talvez, a introdução da análise de desempenho seja até mais significativa, tendo em vista que esse mecanismo possibilita o aperfeiçoamento e o desenvolvimento na prática esportiva das atletas, bem como um maior conhecimento próprio acerca das atuações individuais das jogadoras, isto é, entendendo o que precisa ser melhorado (desenvolvido) e o que já está dentro do ideal na execução. As análises, se realizadas corretamente e de forma constante, poderão contribuir decisivamente no avanço das jogadoras e dos times em campo.

O Turbilhão Feminino no Futebol teve acesso ao Analista de Desempenho da Ferroviária em live realizada no final de maio e ali ficou muito clara a importância do acesso à ferramenta no futebol feminino. Na conversa, Felipe Bonholi explicou sobre a atividade que consiste na captação de dados por meio da filmagem de jogos e treinos, mensurando dados capazes de auxiliar o trabalho da comissão técnica no intuito de melhorar o aproveitamento do time, isto é, compreendendo melhor os pontos fortes e fracos da equipe e seus adversários. Daí percebe-se a relevância da função desses profissionais e dos softwares utilizados, o que denota todo o avanço tecnológico anteriormente apresentado. Trata-se da inteligência artificial e da estatística a serviço do esporte. Portanto, além de implementar a análise de desempenho, investir na preparação de profissionais na área é fundamental.  O progresso do futebol feminino, bem como sua valorização passa diretamente por isso.

Se acreditamos e lutamos pelo crescimento das mulheres no futebol, temos que estar sempre atentos no que se refere ao estabelecimento, cada vez mais contínuo, da analise de desempenho na modalidade. Desse modo, teremos como garantir a real melhoria num esporte que já sofre com o preconceito e tem claras dificuldades no seu processo de desenvolvimento por conta do descaso de alguns aliado a escassez de recursos. Numa conjuntura onde existem empecilhos para as meninas atuarem desde novas, carecendo de base, os meios tecnológicos podem propiciar melhorias táticas e técnicas concretas dentro das quatro linhas. Tais procedimentos podem render frutos ao futebol feminino do Brasil em longo prazo.

Edição: André Chagas @turbilhaofeminino

André Chagas

https://twitter.com/andreelchagas

Comunicador, redator e locutor esportivo. Gerente de Conteúdo no TFF, idealizador do projeto Raça & Futebol, professor e um grande entusiasta do esporte. Comentarista pela CBF TV.